RECOBRIMENTO

O TRATAMENTO IDEAL PARA

VOCÊ RECUPERAR SEU SORRISO

Recobrimento Gengival

O recobrimento gengival é um tratamento decorrente de uma retração gengival. Essa retração pode acontecer por diversas causas, ainda que você tenha uma boca saudável.

AntesDepois

O recobrimento gengival é necessário quando existe uma migração das bordas gengivais, diminuindo a quantidade de gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto. E esse processo pode acontecer em um dente ou em vários dentes.

Este problema surge lentamente, mas pode piorar ao longo do tempo se não for feito um acompanhamento e tratamento de recobrimento gengival após a identificação dos primeiros sinais. Gerando consequências graves, como uma infecção ou levar à perda do dente e à danificação do osso.

Quando uma retração de menor proporção é ignorada, o desenvolvimento da retração e perda óssea ao redor do dente é provável. Os métodos de tratamento para o recobrimento gengival variam de acordo com o tipo e gravidade da retração.

A cada três pessoas com mais de 30 anos, uma delas já apresenta dois ou mais dentes com retração na gengiva. Além do incômodo estético, problemas como dor e aumento da sensibilidade acabam vindo junto com a recessão gengival.

Recobrimento Gengival em BH: Por que fazer?

A necessidade do recobrimento gengival passa antes por um diagnóstico das causas da retração da gengiva. Esse momento é determinante para que a retração seja interrompida, a técnica correta seja utilizada e um tratamento de sucesso seja iniciado. Afinal, quando as causas para raízes dentárias expostas não são eliminadas, o problema pode progredir até a perda dentária.

Confira os principais motivos que levam ao recobrimento gengival:

recobrimento-gengival-04

Tipo de gengiva (biotipo gengival)

As gengivas podem necessitar do recobrimento, por serem mais finas, já que pessoas com as gengivas finas tem maior facilidade para o aparecimento da retração gengival.

Quando o tecido é muito fino, ele pode sofrer retração, expondo a raiz do dente. Como o tecido epitelial não tem vasos sanguíneos, quando ele sofre uma agressão, ele “migra” para dentro do tecido conjuntivo abaixo dele, causando a falta de nutrientes nas regiões externas. Isso faz com que percam a irrigação sanguínea e comecem a se retrair.

Além disso, parece haver um grau de hereditariedade com relação a esse tipo de gengiva.

Força excessiva ao escovar dentes

O excesso de força para escovar os dentes pode gerar a necessidade do recobrimento gengival, uma vez que com a força aplicada, as cerdas das escovas causam um trauma frequente ao periodonto, que é o conjunto entre a gengiva, o osso logo abaixo dela e os ligamentos periodontais, responsáveis pela fixação do dente ao osso.

Se tiver dúvidas sobre a forma correta de escovar os dentes sem causar traumas nas gengivas, a Odontolight pode te ajudar!

recobrimento-gengival-03

recobrimento-gengival-05

Mau posicionamento dentário

Muitas vezes os dentes não estão alinhados na arcada. E dependendo da disposição dos dentes, eles podem resultar na exposição da raiz do dente com maior facilidade.

Acúmulo de placa bacteriana

A retração da gengiva pelo acúmulo de placa bacteriana é um dos grandes motivos pelas retrações das gengivas e do recobrimento gengival. A ausência de uma higiene oral correta, frequente e bem feita para a remoção da placa bacteriana em contato com as gengivas, pode ocorrer uma inflamação que culmina com a retração gengival e exposição das raízes.

recobrimento-gengival-06

recobrimento-gengival-07

Freio labial

O freio labial é uma dobra da mucosa que prende uma parte dos lábios e bochechas à gengiva e mucosa. E estudos apontam relações de inserções altas desses freios – muito próximas às coroas dentárias – como responsáveis pelo aparecimento e progressão das recessões na gengiva.

Recobrimento Gengival: Pontos Recorrentes

O recobrimento gengival é mais recorrente em alguns pontos da boca.

Os caninos superiores, pré-molares, molares superiores e incisivos inferiores, por exemplo, são dentes que apresentam alto grau de retração gengival.

Antigamente a técnica de recobrimento gengival era bem limitada e não dava garantia de recobrimento. Era necessário que o paciente submetesse a várias cirurgias muito invasivas. Hoje, com técnicas mais modernas e eficazes, o procedimento é bem menos invasivo e é resolvido com apenas uma cirurgia.

recobrimento-gengival-08

Recobrimento Gengival e a Sensibilidade

Quando o paciente tem retrações e/ou recessões e o recobrimento gengival se faz necessário, dependendo do local e da extensão, podem acontecer dores agudas após a ingestão de alimentos frios ou pastosos, transformando a alimentação num processo penoso.

A sensibilidade dos dentes varia de acordo com a temperatura dos alimentos, o que provoca um pequeno choque quando são ingeridos quentes ou frios demais. Isso ocorre quando a camada de dentina torna-se exposta, devido à retração gengival.

As raízes não são cobertas pelo esmalte, e possuem milhares de túbulos conectados ao centro do dente, onde está localizado o nervo. Esses túbulos transmitem os estímulos – por exemplo, a comida quente, fria ou doce ou até mesmo um leve suspiro, sensibilizando o nervo do dente e resultando na sensibilidade.

O que fazer para reduzir a sensibilidade dos dentes?

• IconeOdontolight_1_Cinza
    Após a análise vem a Você pode usar creme dental dessensibilizante
  • IconeOdontolight_2_Cinza
    Evitar a ingestão frequente de alimentos ácidos
  • IconeOdontolight_3_Cinza
    Usar enxaguantes bucais fluoretados
  • IconeOdontolight_4_Cinza
    Manter a boa higiene com fio dental e escovação frequente

A Cirurgia de Recobrimento Gengival em BH

O recobrimento gengival é importante, não apenas pela questão da sensibilidade ou da estética que a retração da gengiva causa, mas também pelas dores, alimentação e até mesmo a mobilidade e probabilidade de perda dos dentes.

A cirurgia de recobrimento gengival consiste no recobrimento da porção da raiz do dente exposta, reposicionando a gengiva ou usando um enxerto de tecido feito, normalmente, de gengiva retirada do céu da boca.

As cirurgias gengivais para o recobrimento da raiz exposta são agrupadas em três técnicas simples de entender.

recobrimento-gengival-09

• A primeira delas é realizada através do reposicionamento das bordas gengivais na posição correta.
  • Já a segunda utiliza enxertos de gengiva coletados do próprio paciente para recobrir áreas muito extensas com raízes dentárias expostas.
  • E a terceira técnica de cirurgia para correção da retração da gengiva utiliza enxertos de gengiva e também osso para reconstruir a arquitetura óssea e gengival ao redor das raízes. Na Odontolight, utilizamos sempre o osso Biooss.

QUAL É A INDICADA PARA VOCÊ?

O primeiro passo é consultar o dentista para que ele possa avaliar o seu caso e evitar a evolução desse processo.,

Sucesso do Recobrimento Gengival em BH e Pós-Operatório

O dentista deve avaliar bem as características da gengiva do paciente antes do procedimento cirúrgico e discutir o paciente o risco de insucesso, a longo prazo, do procedimento gengival.

Quanto maior a extensão da retração, maior é a chance de insucesso cirúrgico e de novas retrações surgirem com o passar dos anos.

Um dos fatores mais associados a falhas no tratamento da recessão gengival é a ausência de cuidados no pós-operatório, etapa sensível para a estabilização de enxertos gengivais. Não à toa a lista de cuidados na cirurgia plástica gengival, independente do uso ou não de tecidos enxertados, é das mais extensas e delicadas.

A cirurgia gengival é um procedimento estético e funcional indispensável para muitas situações, mas os cuidados no pós-operatório exigem dedicação – e até alguns dias em repouso.

Curiosidades Sobre o Recobrimento Gengival

Retração Causa Mau Hálito?

Quando o tratamento de recobrimento gengival não é iniciado ou demora a ser, pode-se gerar o mau hálito.
A retração na gengiva pode influenciar esse problema, já que ela facilita o surgimento de infecções, como a gengivite, pelo maior acúmulo de placa bacteriana na região afetada. Este cenário de inflamação acaba causando o odor.

Piercings na Boca Pioram o Problema?

A necessidade do recobrimento gengival pode estar sim relacionada aos piercings. Este acessório acaba gerando problemas para a saúde bucal e podem piorar a retração gengival.

Isso acontece porque o atrito do metal com a gengiva causa irritação e inflamação do tecido. Muitas vezes é necessário abrir mão da jóia.

Evitar ou controlar a retração gengival, escovando os dentes com escova de cerdas macias e força moderada, usando o fio dental regularmente e visitando o seu dentista a cada seis meses, ainda é o melhor remédio para evitar sensibilidade nos dentes.

Mas se você ainda tem dúvidas que o

recobrimento gengival é a melhor solução para

você, não perca tempo e agende sua avaliação

na Odontolight!

PORQUE ESCOLHER A MELHOR CLÍNICA ODONTOLÓGICA EM BH?

1 – ATENDIMENTO PERSONALIZADO

A Odontolight oferece um atendimento personalizado e humanizado, priorizando o bem estar do paciente, para que o atendimento seja o mais agradável possível.

2 – PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

Nossa Clínica Odontológica possui profissionais altamente qualificados e especializados em diversas áreas da odontologia, oferecendo aos pacientes o que há de mais moderno e atual no mercado.

3 – ESTRUTURA MODERNA

A Clínica Odontológica possui uma estrutura moderna, bem localizada e pronta para atender os pacientes com a qualidade e rapidez que os procedimentos e exames exigem.

Agende sua Avaliação

(31) 3227.3148

ATENDIMENTO PELO WHATSAPP

Tempo