ORTODONTIA

 

INFANTIL

INCENTIVE SEU FILHO A

CUIDAR DA SAÚDE BUCAL

DESDE CEDO

Ortodontia Infantil em BH

A Ortodontia infantil em BH, também conhecida como ortodontia interceptiva ou preventiva caracteriza um tratamento dentário iniciado na infância, como forma de prevenir e cuidar desde cedo da saúde bucal.

Através da Ortodontia Infantil em BH, resultados satisfatórios podem ser alcançados com relação ao desenvolvimento da dentição de uma criança, uma vez que o procedimento tem como vantagem o maxilar ainda estar em crescimento nessa fase. Também facilitando a resolução de problemas com arcadas dentárias e maxilares que não se encontram na posição correta.

De acordo com a  Associação Americana de Ortodontia (AAO) a recomendação é de que seja realizada uma consulta com o ortodontista até os 7 anos de idade, para que problemas relacionados ao crescimento sejam identificados na época apropriada para o tratamento.

Após a consulta será possível definir a necessidade do tratamento de ortodontia e  qual o modelo mais indicado, já que existem uma grande quantidade de tipos de aparelhos. Sendo o principal indicador para decidir qual o tratamento na infância a fase atual e estágio de dentição decídua (de leite) ou mista que a criança se encontra.

ortodontia-infantil-bh-01

 

PRIMEIRA VISITA AO DENTISTA
Após nascer o primeiro dente de leite

ortodontia-infantil-bh-02

 

VISITAS PERIÓDICAS AO ODONTOPEDIATRA
Até os 6 anos

ortodontia-infantil-bh-03

 

PRIMEIRA CONSULTA COM O ORTODONTISTA
Entre os 6 e 7 anos

Quanto mais cedo os tratamentos começarem, melhor para os pacientes!

Agende uma consulta para o Tratamento de Ortodontia Infantil em BH, com a Odontolight.

10 Sinais de Alerta que seu Filho Precisa de um Tratamento de Ortodontia Infantil em BH

  • IconeOdontolight_1_Cinza
    Os dentes da frente não se tocam, a mordida fica aberta;
  • IconeOdontolight_2_Cinza
    A arcada superior é muito estreita e fechada, provocando uma mordida cruzada;
  • IconeOdontolight_3_Cinza
    Ocorreu perda precoce dos dentes de leite devido à cáries ou traumas;
  • IconeOdontolight_4_Cinza
    Os dentes superiores cobrem os inferiores muito mais do que o normal;
  • IconeOdontolight_5_Cinza
    O queixo está muito para a frente ou muito para trás;
  • IconeOdontolight_6_Cinza
    A criança respira mais pela boca do que pelo nariz (o correto é a respiração nasal);
  • IconeOdontolight_7_Cinza
    A criança dorme com a boca predominantemente aberta;
  • IconeOdontolight_8_Cinza
    A criança apresenta olheiras profundas e demonstra cansaço constante;
  • IconeOdontolight_9_Cinza
    A fala da criança é anasalada;
  • IconeOdontolight_10_Cinza
    Dentes que nascem no céu da boca ou atrás de outros;

Ortodontia Infantil em BH: Como Funciona?

Um dos principais focos da ortodontia infantil preventiva é a preservação dos espaços naturais que existem entre os dentes de leite, para que os dentes permanentes possam nascer e ocupar este espaço natural, sem comprometer ou entortar outros dentes ou até mesmo nascer tortos ou atrás de outros dentes.

Por isso, a maioria dos tratamentos de ortodontia preventiva consiste justamente no uso de pequenos aparelhos móveis durante a fase de crescimento das crianças, para ajudar a manter esses espaços.

Assim, crianças com problemas ortodônticos evitam um tratamento mais longo e delicado, como o uso de aparelho fixo ou a extração de dentes.

ortodontia-infantil-bh-04

Ortodontia Infantil: Quais as Vantagens?

Atualmente a ortodontia infantil em BH garante o bem estar das crianças, devido aos avanços conquistados na área. Dessa forma, usar aparelhos pode ser uma experiência tranquila e bem menos traumática do que antigamente.

Confira algumas vantagens:

  • Reduzir a probabilidade de dentes impactados, principalmente dentes caninos;
  • Reduzir o risco de trauma de dentes anteriores protraídos (inclinados para frente)
  • Melhora no padrão e na capacidade respiratória;
  • Melhor função mastigatória;
  • Um sorriso mais atraente e harmonioso;
  • Aumento da autoestima;
  • Maior e melhor habilidade para higiene bucal;
  • Melhor distribuição das forças de mastigação e das forças de desgaste sobre os dentes;
  • Dentes, ossos e gengivas mais saudáveis.

Ortodontia Infantil em BH: Dúvidas Frequentes

A criança pode começar o tratamento ortodôntico mesmo com dentes de leite?

Sim. É justamente quando começa a troca dos dentes, que se faz o diagnóstico. Essa fase dura em torno de dois anos e depois acontece uma fase mais “estagnada” na boca da criança, que dura até dois anos. É o período intertransitório da dentadura mista e geralmente os tratamentos são feitos nessa fase. O ortodontista irá cuidar e preparar a boca da criança para que ela possa receber o resto dos dentes permanentes.

Qual o tempo médio do tratamento?

O tempo varia entre cada paciente. De um modo geral, um tratamento ortodôntico infantil leva em torno de 2 a 3 anos, ou em casos mais simples, estima-se 1 ano até 1 e meio.

E começar cedo o tratamento não significa durar muito tempo! O paciente será tratado em uma primeira fase e depois ficará com acompanhamento. Depois, será reavaliado para verificar se o problema persiste e se é necessária uma nova fase de tratamento.

Qual a importância do diagnóstico na ortodontia?

O diagnóstico ortodôntico é feito pelo exame clínico, avaliando o paciente. Depois disso, alguns exames são requisitados, como: radiográficos, fotográficos, moldes, etc. Vão ser emitidos laudos para que, junto com o exame clínico, o dentista possa elaborar um diagnóstico, e em cima desse resultado ele vai  propor um plano de tratamento com um prognóstico – como ele acha que o paciente vai responder.

E quanto ao clareamento dentário após o tratamento ortodôntico?

O clareamento é indicado após o término do tratamento odontológico, desde que seja feito com o acompanhamento de um profissional de confiança.

As substâncias utilizadas nesse processo são fortes e em dentes com infiltrações ou fissuras, podem resultar em um tratamento de canal.

Cuidados Durante o Tratamento de Ortodontia Infantil em BH

ortodontia-infantil-bh-05

Após dado início ao tratamento de Ortodontia Infantil, é essencial que as crianças mantenham uma boa higiene dental.

Por isso, é recomendado:

  • Enxágue com água de 3 a 4 vezes ao dia, para retirar resíduos de alimentos e, em seguida, escovação.
  • Toda noite, passar o fio dental, seguido do enxaguante bucal com flúor, para ajudar a manter seus dentes fortes e saudáveis.

O fio dental irá ajudar a remover partículas de comida e da placa bacteriana na gengiva e embaixo dela, evitando o tártaro. Isso também ajuda na limpeza de locais difíceis de alcançar com a escova de dente.

Converse com o ortodontista de seu filho para obter todas as recomendações sobre cuidados bucais. E lembre-se de marcar os retornos e limpeza durante o processo!

Ortodontia Infantil x Ortodontia Adulta

Tanto o tratamento ortodôntico infantil, quanto o adulto são eficazes. Mas deixar a visita ao ortodontista para depois não é uma boa alternativa para o problema, já que um tratamento ortodôntico infantil tem um custo biológico e financeiro bem menor do que a odontologia restauradora futura quando os problemas estarão agravados.

A principal diferença entre o tratamento de adultos e o das crianças é o crescimento ósseo. Para os mais velhos, a movimentação dos dentes é mais complicada e pode ser mais demorada também. Além disso, os adultos podem desenvolver problemas nas bases ósseas, que dependem de intervenções cirúrgicas para correção.

 

 

PORQUE ESCOLHER A MELHOR CLÍNICA ODONTOLÓGICA EM BH?

1 – ATENDIMENTO PERSONALIZADO

A Odontolight oferece um atendimento personalizado e humanizado, priorizando o bem estar do paciente, para que o atendimento seja o mais agradável possível.

2 – PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

Nossa Clínica Odontológica possui profissionais altamente qualificados e especializados em diversas áreas da odontologia, oferecendo aos pacientes o que há de mais moderno e atual no mercado.

3 – ESTRUTURA MODERNA

A Clínica Odontológica possui uma estrutura moderna, bem localizada e pronta para atender os pacientes com a qualidade e rapidez que os procedimentos e exames exigem.

Agende sua Avaliação

Telefone

AGENDE SUA CONSULTA

(31) 3227.3148

(31) 3223-0814

whatsapp

ATENDIMENTO PELO WHATSAPP

(31) 98836-3148

Tempo

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira.

De 09h00 às 20h00

Mapa

ENDEREÇO

Av. Cristóvão Colombo, 64 – sala 209, Funcionários – BH/MG

Receba nossas dicas e novidades