ENDODONTIAA endodontia é a especialidade que atua na região interna do dente, mais precisamente nos tecidos moles. Problemas de endodontia às vezes demoram a dar sinais. De repente, uma dorzinha no dente. Com o passar do tempo ela vai se intensificando e depois de alguns dias se torna companheira do paciente. Pode parecer bobeira, mas pequenas dores pode ser sinal de algum problema na parte interna de um dente. Nessa hora é preciso consultar com um endodontista.

De dentro para fora

Os problemas na região da polpa normalmente são causados por cáries ou fraturas, que permitem que placas bacterianas penetrem no interior do dente. No organismo, a função desses tecidos é proporcionar uma ligação nervosa com o cérebro. Quando há uma infeção na região, geralmente há muita dor. Um dos procedimentos da endodontia é tratar dessas infeções e impermeabilizável a região afetada, para que não haja mais penetração de resíduos de alimento e bactérias.

No entanto, muitas vezes o especialista em endodontia precisa recorrer ao chamado tratamento de canal. O procedimento consiste em remover todo o tecido mole do interior do dente. Assim ele não tem nenhuma reação nervosa. Na prática, ele se tornar m dente morto, incapaz de propiciar a sensação de dor, mas que mesmo assim mantém suas funções bucais e não oferece nenhum tipo de risco ao paciente.