limpeza aparelhoO aparelho ortodôntico é a melhor solução para corrigir imperfeições no alinhamento da arcada dentária. No entanto, o aparelho ortodôntico também é visto como um suplício, por causar desconfortos como dor, feridas nas bochechas e alterações na fala. E muita gente reclama de não conseguir promover uma higienização adequada.

Um pouco de paciência

Pode até parecer difícil, mas limpar os dentes e o aparelho é simples. O primeiro passo é escovar normalmente os dentes, começando pela parte superior, passando pela parte interna da arcada e por fim a posterior.

Nesse momento é preciso tomar cuidado para não descolar os bráquetes, que são aquelas pecinhas prezas aos dentes. Dessa forma é preciso massagear a região inferior da arcada e gengivas, além de fazer movimentos leves entre os bráquetes e o arco do aparelho ortodôntico.

Em seguida deve ser utilizada a escova interdental, capaz de remover resíduos entre os dentes e os bráquetes. E por fim o fio dental. Nesse caso é preciso recorrer a um passador de fio, que permite que o fio dental possa chegar às gengivas sem danificar o aparelho ortodôntico.